Artigo

Toque nórdico: tendência que nunca sai de moda

Frio intenso e baixa luminosidade. Diante dessa paisagem inóspita, presente na maior parte do ano na Dinamarca, Suécia, Noruega e Finlândia, surgiu um estilo particular de design e decoração que inspira profissionais do mundo inteiro. Veja as características dessa tendência que nunca sai de moda:

Tons claros

Para compensar a falta de luz natural nos longos períodos de inverno, os ambientes com inspiração nórdica são claros, com predomínio do branco e tons pastéis. Móveis e pequenos objetos em castanho, bege, vermelho e preto fazem o contraste, quebrando a monotonia e trazendo mais conforto aos cômodos.

 Materiais naturais

Madeira, lã, couro e pele são alguns dos materiais mais utilizados, o que confere um toque rústico e mais natural aos ambientes. Padrões étnicos e detalhes artesanais também podem ser combinados.

 Minimalismo

Espaços arejados, com boa iluminação e poucos móveis. A simplicidade e a funcionalidade são pontos muito importantes no estilo nórdico, em que a beleza consiste no necessário e não no excesso.

 Elementos modernos

Para compor com os elementos mais naturais e tradicionais, o design nórdico incorporou itens modernos, como o concreto aparente, aço, cobre e equipamentos high tech.

 Sustentabilidade

A preocupação ambiental é outro ponto fundamental. Os designers nórdicos foram um dos primeiros a empregar em seus projetos madeira certificada. Além disso, os móveis e objetos decorativos são pensados para causar o mínimo de impacto ambiental.

Gostou do estilo nórdico? Então, inclua essa tendência no seu projeto. Vale lembrar que esses elementos podem ser usados em todos os cômodos da casa, que vai ficar elegante na medida certa.
 

Fonte: Arauco Paineis
Toque nórdico: tendência que nunca sai de moda